top of page
Foto do escritorSabrina Pereira

Paris 2024: A Revolução Verde nas Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 vêm com uma meta ambiciosa: ser a edição mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental (Environmental, Social, and Governance - ESG). Apesar de ser uma proposta ousada, o movimento da sustentabilidade nas Olimpíadas não é novidade. Em Londres, 2012, houve uma redução de 58% nas emissões de carbono derivadas das operações de construção do Parque Olímpico, o que ficou conhecido como a “primeira olimpíada sustentável”, ao mesmo tempo em que 98,5% do resíduo de demolição e 99% do resíduo de construção do Parque foram reciclados.


Desde então, a meta principal estabelecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) é deixar um legado para as Olimpíadas. Em Tóquio (2021), o Comitê Olímpico estimou 2,73 milhões de toneladas de emissões de CO2, mas comprou créditos equivalentes a 4,38 milhões de toneladas. Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, as emissões atingiram 3,5 milhões de toneladas.


Este ano, a principal novidade trazida pelo evento é uma das ferramentas criadas pelo governo francês para diminuir as emissões de gases causadores de efeito estufa: o Coach Climat Événements (tradução literal: Treinador Climático para Eventos). Criado pelo Ministério do Esporte da França e pelos comitês Olímpico e Paralímpico, o serviço calcula as emissões de carbono de eventos esportivos relacionados às Olimpíadas.

O programa visa compreender o impacto ambiental do evento com base na atividade física, número de participantes, duração e necessidades específicas de cada esporte. Informações adicionais, como detalhes de transporte, energia e alimentação durante a competição, ajudam a calcular a pegada de carbono com precisão. O site exibe o total de emissões previstas para o evento e, semelhante a um treinador de esportes, fornece etapas para reduzir os equívocos cometidos.


No último relatório de sustentabilidade das Olimpíadas, em novembro de 2023, mais de 560 eventos em 46 modalidades esportivas já haviam calculado suas emissões. Esses dados são essenciais para o planejamento e implementação de ações de sustentabilidade, estimando-se uma redução média de 24% na pegada de carbono das competições.


Dentro desse contexto, uma das principais estratégias empregadas pela equipe Paris 2024 é o uso de locais já existentes e estruturas temporárias para realização dos jogos. Ao minimizar a necessidade de novas construções, os organizadores reduziram significativamente o impacto ambiental do evento. Alguns exemplos do que foi realizado pelo evento:


Champs-Élysées

A famosa Champs-Élysées foi transformada em uma ampla arena esportiva, com arquibancadas e instalações temporárias que poderão ser facilmente desmontadas e recicladas após os jogos.


Torre Eiffel

O Estádio da Torre Eiffel, que recebeu o vôlei de praia e o futebol para cegos, é uma estrutura temporária que se integra perfeitamente ao entorno histórico.


Centro Aquático

O Centro Aquático, uma das poucas instalações construídas especificamente para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, foi projetado para ser um edifício de baixo carbono e alta eficiência energética. Com um telhado de 5.000 metros quadrados coberto com painéis fotovoltaicos, o centro se torna um dos parques solares urbanos mais importantes da França. A estrutura do edifício é feita com materiais ecológicos, como CLT (madeira laminada cruzada) e concreto de baixo carbono, reduzindo o impacto ambiental.


Adidas Arena

Projetada para receber eventos de badminton e ginástica rítmica, a arena é predominantemente construída com concreto, alumínio (de alta pegada energética) e materiais biológicos. Após os jogos, será a sede do Clube Paris Basketball e uma arena para shows.


Vila Olímpica

A Vila Olímpica, que abrigará atletas e dirigentes durante os jogos, foi construída utilizando uma combinação de estruturas permanentes e temporárias, com ênfase na eficiência energética e no uso de fontes de energia renováveis. Os edifícios, com menos de 20 metros de altura, foram projetados para maximizar a luz e a ventilação naturais, reduzindo a necessidade de iluminação artificial e ar-condicionado. Além disso, foram instalados painéis solares no topo. A vila também contará com telhados e paredes verdes, proporcionando isolamento e ajudando a reduzir o efeito de ilha de calor urbano. As camas são de papelão e os colchões são feitos com redes de pesca recicladas. A vila deixará como herança habitações ecologicamente inteligentes para a população da cidade.


Inteligência Artificial

Com aplicações que vão desde a proteção dos atletas até experiências de transmissão melhoradas e gestão eficiente de energia, a Inteligência Artificial (IA) e as inovações tecnológicas deverão impactar fortemente os Jogos Olímpicos de Paris 2024.


Mobilidade Urbana

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão investindo fortemente em infraestrutura e mobilidade urbana sustentável. A cidade expandiu sua rede de transportes públicos com novas linhas de metrô e investiu 65 milhões de euros em ciclovias, amplas áreas de estacionamento e renovação da frota de bicicletas compartilháveis. Os organizadores também incentivam o uso de veículos elétricos e híbridos, com uma frota de ônibus e carros de baixa emissão para transportar atletas e dirigentes.


Energia 100% Renovável

Talvez o mais impressionante seja o fato de Paris 2024 pretender ser a primeira edição dos Jogos Olímpicos totalmente alimentada por energias renováveis. O comitê organizador fez parceria com empresas de energia para garantir que toda a eletricidade utilizada durante o evento venha de fontes renováveis, como solar, eólica e hidrelétrica.


Em resumo, todas as iniciativas implementadas pelo COI para Paris 2024 sugerem que estamos prestes a presenciar a edição mais sustentável dos Jogos Olímpicos até agora, destacando os talentos dos atletas e deixando um legado sustentável para Paris, e com os planos previstos para 2030, este é apenas o começo.


A Amazon Connection Carbon (ACC) possui vasta experiência em estratégias ESG, ajudando empresas e eventos a alcançar seus objetivos de sustentabilidade. Entre em contato conosco para saber como podemos colaborar para tornar seu projeto mais sustentável e responsável.


Conecte-se conosco:


0 comentário

Comments


bottom of page